terça-feira, 16 de março de 2010

Cadeira Thonet




Michael Thonet (1796-1871), nasceu em Boppart am Rhein, na Áustria onde montou seu primeiro atelier. Fundou a empresa Thonet em 1819 para produção de seus próprios projetos. Registrou sua primeira patente para moldagem de madeira laminada em 1842.

Michael Thonet participou da história do mobiliário do século XIX por suas perfeitas formas curvas feitas com madeira, matéria-prima padrão de seu trabalho. Ele conseguia o formato curvilíneo por meio de um processo de aquecimento e molde da madeira – patenteado em 1856, tornando-o o maior e melhor produtor de madeiras curvas. Além disso, havia outra particularidade no mobiliário Thonet: as cadeiras eram desmontáveis. Isso traduzia bem o conceito da Revolução Industrial, que estava em seu apogeu na época. Outra característica marcante de seu mobiliário é o “estofamento”. O encosto e o assento são geralmente feitos de palha entrelaçada. Suas “cadeiras de vovó” revolucionaram o sistema de produção e trouxeram um conceito novo do sentar. Com 150 anos, mas com corpinho e design atual.

A primeira cadeira produzida em massa nasceu em 1859, na cidade de Viena na Áustria, pelas mãos de Michael Thonet. Seu design simples, funcional e econômico resistiu ao tempo. Hoje, aos 150 anos, o modelo 214 (como é conhecida a primeira Thonet) continua mais atual do que nunca. A madeira envergada e o assento de palha sempre foram os trunfos da marca. Além disso, o modelo de junções parafusadas permitia que a cadeira fosse montada e desmontada facilmente, o que facilitava a exportação. A peça passou a ser sinônimo de elegância e conquistou, além de casas, muitos bares e restaurantes ao redor do mundo. A empresa, sob comando da quinta geração da família, ainda produz móveis assinados por Michael Thonet, mas nada faz tanto sucesso quanto o design do modelo 214.

"A cadeira virou objeto de desejo desde o momento em que foi lançado no mercado e continua assim até hoje", conta o empresário Wilson Gruman, sócio da Isto é Brasil, loja que representa a marca em São Paulo. Segundo Gruman, atualmente existem variações do modelo, mas a essência Thonet continua a mesma. É possível encontrar o modelo na cor dourada, amarela, vermelha, azul, entre outros tons." 




Fonte: http://everythnigdesign.blogspot.com/2009/10/cadeira-thonet.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário