terça-feira, 13 de julho de 2010

Objetivo

Blog criado para a disciplina de História e Evolução do Design. Fase 2 do curso de Design de Produto da Universidade Federal de Santa Catarina.

Professor: Luiz Salomão Ribas Gomez

Possui graduação em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1990), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina onde coordena o Laboratório de Orientação Gráfica Organizacional - LOGO.

Realizou, em 2009, Pos-Doc junto ao UNIDCOM - IADE em LIsboa com o tema 'Brand DNA'. Tem experiência na área de Design em geral, atuando principalmente nos seguintes temas: design gráfico, metodologia, branding, ensino a distância, design industrial e história em quadrinhos.

A história da Bauhaus

Havaianas

A idéia para o produto foi inspirada nas Zori, sandálias japonesas feitas de palha de arroz ou madeira lascada e que são usadas com os kimonos. Em 1958 foram lançadas as sandálias brasileiras feitas de borracha. O primeiro modelo é o mais tradicional: branco com tiras e laterais da base azuis. Não possuíam um atrativo visual, porém, eram demasiado baratas. Com o fator preço favorecendo o mercado, em menos de um ano a Vespasiano produzia mais de 13 mil pares por dia. O grande público das Havaianas foi, durante trinta anos, uma classe finaceiramente desfavorecida que a comprava em mercados de bairro. Assim, as Havaianas ficaram conhecidas como "chinelo de pobre".


Tentando mudar esta idéia, a companhia lança em 1991 o modelo
Havaianas Sky, com cores fortes e calcanhar mais alto, dando a idéia de que pertencia a um público de classe mais alta. Seu preço também é mais elevado que o das tradicionais.

Para levar o lançamento ao público alvo, foram veiculadas propagandas de grande porte estreladas por artistas famosos.
Desde a seu aparecimento, as Havaianas evoluíram dos modelos simples de chinelo de enfiar no dedo, que continuam a ser um sucesso de vendas, para designs mais elaborados com aplicações e formatos variados. Recentemente foi lançado um modelo que inclui um salto alto.




Irmãos Campana


Os dois irmãos são hoje conhecidos em todos os lugares do mundo por suas inigualáveis qualidades numa arte extremamente técnica e sofisticada: o design de arte, mas que eles inovam cada vez mais, maravilhando a todos com sua simplicidade e com a utilização de materiais comuns, encontrados em todos os lugares.




Os dois viveram sua infância e adolescência em Brotas. Já formados, foram para São Paulo, onde iniciaram sua carreira artística.




Nestes quase 20 anos, viajaram pelo mundo todo, fazendo exposições pessoais e coletivas, workshops, palestras, cursos, ganharam inúmeros prêmios, tem suas obras expostas nos principais museus do mundo e são hoje, sem dúvida nenhuma, reconhecidos pela crítica especializada, como designers de maior criatividade deste início do século XXI.


Linha do Tempo da História do Design

Jabulani

Bola que foi utilizada na Copa do Mundo FIFA 2010, realizada na África do Sul. Foi produzida pela Adidas e possui 11 cores diferentes, cada uma representando 11 jogadores de cada seleção, os 11 idiomas oficiais da África do Sul e as 11 tribos que formam a população sul-africana. O nome da bola significa "Celebrar".
A bola da Copa 2010 tem apenas oito gomos em formato 3D. Seu design possui traços africanos, misturados numa diversificação de cores onde o branco predomina.
O lançamento oficial da bola aconteceu na Cidade do Cabo, antes do sorteio dos grupos da Copa. Outras regiões do mundo também receberam o lançamento. No Brasil, a festa ocorreu no Estádio do Pacaembu.


Uma versão especial da Jabulani, denominada Jo'bulani, foi usada na grande final da Copa. O nome da bola foi inspirado na cidade de Joanesburgo, que sediou a final, e muitas vezes é apelidada de Jo'burg.


segunda-feira, 12 de julho de 2010

O que é Design II

Cadeira Wassily



AUTOR:
Marcel Breuer
MATERIAL: aço e couro
DIMENSÕES: 71,8 x 78,1 x 71,1 cm
ANO: 1925

Nome que homenageia o pintor Kandinsky evidencia a rigidez e a elegânciado móvel da Bauhaus.

Não passava de estratégia de marketing chamar de Wassily a cadeira que Marcel Breuer (1902-1981) desenhou quando dirigia um dos departamentos da Bauhaus. O artista russo Wassily Kandinsky dava aula na escola alemã quando a cadeira foi desenhada, em 1925. Mas não teve nenhum envolvimento com o projeto a não ser ganhar uma das primeiras unidades de presente, quando admirou os contornos retilíneos do objeto - o apelido Wassily só virou referência quando uma marca italiana lançou o produto com o nome do pintor.

O espremedor mais famoso do mundo


Muitos dizem que não é funcional, o certo é que o espremedor Juice Salif, criado por Philippe Starck em 1990 para a Alessi (fábrica de design italiano), foi um sucesso de vendas por todo o mundo.


Uma aranha, um objecto de arte? Pouco importa...
Transformou-se num objecto de desejo por todo o mundo, desempenha a função e é um objecto acima de tudo para ser admirado!

"Quem é que se importa se o velho e anónimo espremedor de limões dá conta do recado da mesma forma, e com mais eficiência? Nada disso importa, porque nós temos um Philippe Starck na nossa cozinha!" diz Michael Collins, professor de design em Londres.

Cadeiras

Modelo: Panton
Quem criou: o dinamarquês Verner Panton, em 1960
Comentário: oferece bom apoio para as costas e tem ainda a seu favor um detalhe fundamental: a inclinação acentuada nas extremidades do assento. Ela evita que a parte inferior da coxa fique comprimida e prejudique com isso a circulação nas pernas, situação não muito rara em se tratando de cadeiras de design. Atenção: com fibra de vidro (tal qual a da foto), ela se torna mais
estável do que se feita de acrílico ou madeira
Conforto: 5
Preço: a partir 650 reais






Modelo: Diamante
Quem criou: o italiano Harry Bertoia, em 1952
Comentário: alguém com mais de 1,60 metro
de altura encontrará dificuldade em apoiar os pés no chão de forma confortável, uma vez que o assento é baixo. Além disso, o aramado de alumínio não prima pela maciez, algo que uma boa almofada pode ajudar a contornar
Conforto: 3
Preço: a partir de 650 reais









Modelo: Jacobsen
Quem criou: o dinamarquês Arne Jacobsen, em 1955
Comentário: a curvatura presente no encosto funciona como bom apoio à região lombar da coluna. A ausên
cia de estofamento se faz sentir numa permanência mais longa
Conforto: 8
Preço: a partir de 550 reais









Modelo: Ball
Quem criou: o finlandês Eero Aarnio, em 1968
Comentário: o formato arredondado não se traduz em desconforto, já que o estofado firme se encarrega de manter a coluna na melhor posição possível: reta – sem pender para a frente nem tampouco para trás. Tal conforto é garantido pelas medidas do modelo original. É bom saber que algumas das cópias no mercado não são fiéis a ele
Conforto: 10
Preço: a partir de 4 500 reais

Tesoura Free Style Mundial

Cacau Design Industrial, recebeu a premiação do iF Design Awards pela criação de um produto para a Mundial, a “tesoura Free Style Mundial”. O iF, que possui 55 anos de história, valida design de produtos do mundo todo. É o “Oscar do Design” e o Brasil está fazendo bonito!

tesoura_premio_design_final

O que é Design

Designers

Antonio Bernardo





Carioca e
um dos mais badalados joalheiros brasileiros. Autodidata, traz em sua formação incontáveis horas de observação das mínimas engrenagens dos relógios consertados por seu pai e um talento nato para o desenho. A intimidade com as ferramentas de ourivesaria começou ainda criança, na loja de ferramentas para relojoeiros e joalheiros que pertencia a seu pai, Rudolf Herrmann.
Em 1969, iniciou a faculdade de Engenharia, mas interrompeu os estudos para dedicar-se à pesquisa em ourivesaria e design de jóias. Tinha 22 anos quando desenhou sua primeira peça, um anel.

Desde então, não parou mais. No início, vendia suas criações para lojas e boutiques do Rio de Janeiro. Até que, em 1981, abriu sua primeira loja na cidade. Hoje, a marca AB possui nove lojas próprias e as jóias também podem ser encontradas em diversos pontos de venda no Brasil e no exterior - Estados Unidos, Bermudas, Áustria, Alemanha, Itália, Espanha, Luxemburgo, Suíça e Hong Kong.

Coleciona prêmios no iF Product Design Award, competição anual realizada na Alemanha e considerada o "Oscar do Design".

Em 2004, ele recebeu o selo do iF com os anéis Ciclos e Expand, além de conquistar o troféu Prata.




Ciclos

Expand


Em 2005, foi premiado com o anel Fold:



Em 2006, com os anéis Puzzle e Balanço:


Puzzle


Em 2007, com o brinco Impulso:


Também na Alemanha, conquistou o Red Dot Design Award 2006, pelo anel Expand.

E com o anel Celebration, foi destacado como prêmio IJL 2004, na feira International Jewellery London.





Quilling


Trabalho inovador e muito bacana feito com papel cartão cortado de Yulia Brodskaya, designer gráfica e ilustradora da Russia.


Touch & Go


Um equipamento divulgado pelo site “Yanko Design” mostra como a tecnologia pode facilitar a locomoção de deficientes visuais. Idealizado pela designer russa Natalia Ponomareva, o Touch & Go -- ainda não disponível no mercado -- permite que o usuário receba instruções via fone de ouvido e também em um dispositivo “vestível”.
O equipamento -- que pode ficar preso ao braço, à mão ou à roupa -- coloca o usuário no centro da tela e indica de forma tátil para onde ele deve se movimentar até chegar ao local de destino. Dessa forma, se a ordem for virar para a direita, uma flecha em alto relevo fará isso na superfície do aparelho.
Caso o Touch & Go identifique algum obstáculo, ele pode fotografar este objeto e reproduzir seu formato no navegador, usando para isso um desenho simplificado. O objetivo é fazer com que o usuário identifique, com a ponta dos dedos, o que está a sua frente.





Novo Uno


O Novo Uno aposta num design que, ao Brasil, chega com sabor de inovação, ou pelo menos chegaria, não fosse o lançamento do Kia Soul em 2009. O estilo foi batizado de Round Square
(literalmente, "quadrado redondo"). O nome é autoexplicativo, mas a primazia do estilo parece pertencer a alguns modelos japoneses; uma referência confessa -- citada à revista Quatro Rodas por um designer da Fiat -- é a Scion, marca pop da Toyota nos Estados Unidos. Mas modelos e protótipos anteriores da própria Fiat namoraram essa estética.
A Fiat decidiu também oferecer kits de personalização, todos com itens visuais externos e/ou internos, como adesivos decorativos e painel com moldura em preto brilhante. São seis de fábrica: Square e Smile para a Vivace, Jeans e Sunny para a Attractive e Tribal e Steel para a Way. Além deles, haverá outros três disponíveis nas concessionárias: WWW, Arabesco e Podium. Quanto às cores, são 14, três delas exclusivas da Fiat e compatíveis com a proposta jovem do Novo Uno: amarelo citrus, azul splash (para Vivace e Attractive) e verde box (na Way).


Alguns dados fornecidos pela Fiat: entre designers e engenheiros, 600 profissionais gastaram cerca de um milhão de horas no (então chamado) "projeto 327". Foram construídos 99 protótipos, além de 88 unidades para verificação da montagem. Entre pré-série e pré-produção, surgiram mais 239 "quase-Unos". Fechando a conta: antes de o Novo Uno nascer oficialmente houve 426 carros de teste. Vários foram flagrados nos arredores da empresa. Depois, vazaram fotos de divulgação, quase certamente de dentro da Fiat. Por fim, a montadora decidiu liberar algumas imagens oficiais do carro. E hoje, ao anunciar os preços do Novo Uno como quem solta bombas sobre a concorrência, a Fiat lançou os dados de sua sorte no Brasil para os próximos anos.

O modelo da marca italiana chega com três acabamentos -- Vivace, Attractive e Way -- e duas opções de motorização -- os propulsores Fire EVO 1.0 e 1.4 --

Vivace 1.0: R$ 25.550
Way 1.0: R$ 26.690
Attractive 1.4: R$ 29.280
Way 1.4: R$ 30.070